Desabafos

sábado, 16 de maio de 2015

Religião ou o bem?

Não compreendo porque é que tantos religiosos insistem em expandir a sua "fé" pelas ruas e pelas pessoas que mal conhecem, forçando-as a estar a par disso. Todos sabemos que essas religiões existem, quem quiser que se una, não é necessário isso. Aliás, só afasta possíveis crentes, na minha opinião. Respeito todas as religiões, mas acho ridículo que as pessoas crentes não respeitem quem prefere ter os seus princípios baseados sem ser na religião. O que se torna irónico, não é?Todas estas, que têm livrinhos de fazer o bem moral, dizem que devemos respeitar as decisões de cada um, perdoar, não desejar mal a ninguém, etc... mas se repararmos, são estas que não respeitam opiniões externas. Ou seja, estamos aqui num impasse: estas seguem a sua religião, ou é tudo da boca para fora só para ficar bonito? Já para não falar da tremenda hipocrisia que muitos têm, que é estar na igreja a receber indicações que o Padre/Pastor/Alguém relacionado transmite, o que não acho mal porque tudo se baseia em se ser um bom cidadão e viver bem em sociedade e consigo próprio, mas a seguir irem falar mal dos outros e imensas vezes os invejarem. Bem... decidam-se, não é? Só estão a difamar a própria religião com os próprios actos, muito sinceramente. Por isso é que eu digo que os princípios devem vir de nós, devemos estar a par do que é correto pela nossa sensibilidade de entender o que torna a nossa vida equilibrada e harmoniosa tanto perante os que nos rodeiam, como connosco mesmos. Mas reitero: respeito todas as religiões, não tenho problemas alguns em me relacionar com pessoas que tenham ideias diferentes das minhas, mas assim como eu não encho a cabeça destas a acreditarem no que eu acredito, peço que também não façam o mesmo comigo, ficando inclusivamente melindradas se não concordar com elas. Enfim...

1 comentário: