Desabafos

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Feliz dia do cliché

Pelos vistos hoje é dia 14 de Fevereiro, dia em que milhões de empresas lucram com a ânsia dos apaixonados em comprar todas as coisas do mundo. Sim, é verdade, eu acho este dia fútil. Pode ser de uma certa forma engraçado, mas o amor não devia ter data nem obrigações. O amor deve ser partilhado a qualquer hora, a qualquer momento que desejemos... a sério que é preciso uma data para recordar que o nosso parceiro merece um carinho, seja este emocional ou material? Imensas pessoas se pegam a estas épocas "festivas" e no resto do ano é como se estivessem impedidos de fazer tudo aquilo num outro dia qualquer. Hipocrisia nível extremo...
Agora ultimamente o número de casais tem vindo a crescer: parece que existe uma altura do ano mais vulnerável a novos amores... depois assim de repente terminam-nos... bom, eu não compreendo os relacionamentos de hoje em dia, mas também não sou ninguém para me meter nisso. E parecendo que não, por vezes toca-me um bocadinho. Não é que desesperadamente deseje ter alguém oficialmente ao meu lado, mas deixa saudades. Ainda há meses eu era um deles: andava de mão dada por aí, a demonstrar um certo afecto em público e na altura admito que quando via alguém solteiro, que me questionava quanto à felicidade desta. Estava entranhada tal que achava que temos de nos completar com outra pessoa. Neste momento penso que nunca estive tão errada na minha vida... a felicidade, como já disse imensas vezes, está em nós. Os outros são complementos apenas. Não precisamos de alguém para ser feliz, podemos apenas ser felizes com alguém. É diferente, totalmente diferente. 
Neste momento digo que atingi um equilíbrio emocional, o que foi bastante complicado para mim, visto que mais de metade da minha personalidade incluía emoção, drama, paixão... tudo o que numa palavra se torna "ilusão". E nada mais degradante que sentir infelicidade perante algo que só a nossa própria mente criou. Sim, eu era infeliz, no meio daquele "amor" todo. Eu tinha um pavor em estar sozinha, sentia que necessitava sempre de alguém ao meu lado, ou então era vergonhoso, era um fim à minha vida. Seja amigo, seja namorado... não me tinha apercebido nunca da realidade. Digamos que eu era a coisa mais dependente do mundo e não me apercebia que tudo podia ter um fim, independentemente da culpa ser nossa, do outro ou apenas do correr da vida. 
Estou a contar-vos isto para não cometerem o mesmo eu que eu: a nossa melhor companhia somos nós mesmos. Aliás, antes de gostarmos dos outros, devemos gostar de nós, preocupar-nos connosco. Porque a única pessoa que podemos controlar somos nós. Então ao aperceber-me disso, pus em acção os meus pensamentos e... resultou! Foi um processo longo, de choque, mas neste momento estou satisfeita.
Voltando ao tema fulcral deste texto: não é necessário ser um dia especial para desejarmos um bom dia a quem mais gostamos.
E além disso, o amor tem imensas formas... porquê limitá-lo?
E agora vou terminar com a frase mais irónica de sempre, perante tudo o que afirmei: FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

6 comentários:

  1. O pessoal aproveita-se de todas as formas para ganhar mais dinheiro, estas épocas festivas são a desculpa perfeita. Gostei de espreitar o teu blogue, acho que tem muito potencial :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí achar que estas datas festivas importantes e marcantes existem no âmbito de "dar jeito", ahah!
      Muito obrigada Miguel, acho que foi a ti que pus gosto na página de facebook, mas vou verificar quando tiver mais tempo! :)

      Eliminar
  2. Concordo com o que escreveste. É mesmo um facto que este dia foi tornado muito mais comercial.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Odeio o conceito comercial que este dia ganhou! Nunca festejei o dia dos namorados, acho que não tem mesmo sentido nenhum :)
    Segui o blog, gostei muito dele :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, de facto é só mesmo para se gastar dinheiro com coisas que se podem oferecer noutras alturas...
      Muito obrigada, também vou espreitar o seu e segui-la!
      beijinhos!

      Eliminar