Desabafos

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Pássaro que é pássaro

Vamos observar os pássaros. Pássaro que se preze é livre, viaja, não gosta de estar preso. Não desejas ser um deles? Viveres sem pensar nas consequências, aprenderes a voar por ti mesmo... aventurares-te?
Todo o ser humano gosta de ser pássaro, voltar ao lar porque deseja, não porque o prendem ou o forçam... não é verdade?
A melhor forma de manteres na tua vida quem desejas, é não o proibires de partir. Se o fizer e nunca voltar, é uma forma de saberes que afinal essa mesma pessoa não deve pertencer à tua vida, ou então é apenas um alerta dessa pessoa para agires, mudares a tua conduta: assim como te magoam, tu também podes magoar.
Nunca lamentes o que neste momento não aconteceu: ou um dia mais tarde vai realizar-se, se realmente ambicionares isso, ou então apenas está a dar lugar a que algo melhor te aconteça. As pessoas crescem, ganham experiência, alteram as suas próprias ideologias. E tudo o que neste momento se vive, todas as pessoas com quem no presente falamos e todas as nossas acções, vão influenciar o nosso futuro. Amanhã sempre será um novo dia, um novo desafio e, ao mesmo tempo, vai ser sinal que mais um dia da tua vida passou. Sabes o que significa? Que é tempo de agires, de seres útil para a sociedade e, ao mesmo tempo, de seres melhor que tu mesmo: seres útil a ti mesmo. Nunca ninguém atinge o máximo, há sempre algo novo a aprender. Se queres que gostem de ti, trata antes de mais, gostares de ti mesmo. Peço-te que não desperdices a tua vida, que vivas ao máximo, mas ao mesmo tempo que não proíbas que os que te rodeiam tenham essa mesma liberdade.
E com isto apenas pretendo transmitir isto: "ninguém é de ninguém". Se queres controlar alguém, controla-te a ti mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário